Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Xyris blepharophylla Mart. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-03-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Xyris blepharophylla é endêmica dos Campos Rupestres do Espinhaço Central em Minas Gerais, tendo sido registrada para Goiás há aproximadamente 190 anos e desde então não apresentou nenhuma coleta para este estado. Os valores deEOO (2.958,76 km2) e AOO (36 km2) são reduzidos e são verificadas uma série de ameaças incidentes sobre seu habitat, como mineração, expansão urbana e fogo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Xyris blepharophylla Mart.;

Família: Xyridaceae

Sinônimos:

  • > Xyris martiana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

​Subpopulações provavelmente extintas em Goiás, não foi recoletada para o estado desde a coleta, lectotípica, por Johann Emanuel Pohl entre 1817 e 1821.

Distribuição

Ocorre no Estado de Minas Gerais (Wanderley et al., 2012) e foi registrada há 190 anos no Estado de Goiás, porém não apresentando mais registros. Xyris blepharophylla é uma espécie exclusiva dos campos rupestres brasileiros de Minas Gerais, ocorrendo em várias serras mineiras do Planalto Diamantina, tendo sido registrada na Serra do Cipó só recentemente (Wanderley, 2011).

Ecologia

Perenes, cespitosas, base estreita. Raízes fibrosas. Rizoma curto, inconspícuo (Wanderley, 2011).

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade medium
Detalhes ​Por sua expressivabeleza cênica e atrativos naturais, a Cadeia do Espinhaço vem seconstituindo num alvo de mudanças sócio-espaciais ocasionadas pelo afluxo cadavez maior de visitantes e turistas, além da crescente ocupação caracterizadapelas segundas residências de lazer. O fluxo turístico e ocupação exógenaadquiriu expressão a partir do final dos anos sessenta e vem aumentandosignificativamente nos dias atuais (Oliveira, 2002; Madeira; Ribeiro,2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Listavermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- WANDERLEY, M.G.L.; SILVA, G.O.; GUEDES, J.S.; MOTA, N.F.O. Xyridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB021595>.

- WANDERLEY, M. Flora da serra do cipó, Minas Gerais: Xyridaceae. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 29, n. 1, p. 69-134, 2011.

- MADEIRA, J. A.; RIBEIRO, K. T. Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, Brasília, DF, p.1-92, 2009.

- OLIVEIRA, H.G. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. In: MURTA, S.M.; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: UFMG; Território Brasilis, p.225-237, 2002.

Como citar

CNCFlora. Xyris blepharophylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Xyris blepharophylla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 22/03/2012 - 15:18:02